Jamais contrate quem você não pode demitir
Esse erro é frequentemente cometido pela maioria dos empresários no início de seus negócios:
Você não tem muitos recursos financeiros. É desafiador encontrar gente boa disposta a comprar o seu longo prazo. O que você faz? Contrata parentes, amigos, conhecidos… Tudo começa bem, até que…
A empresa vira um ambiente familiar, onde erros não são expostos e ações não são colocadas à prova. Afinal, todo mundo ali é “de casa”, e os riscos envolvidos nas relações vão além do profissional.
Nenhum problema com empresas familiares, mas precisa saber separar família e negócio. Se você é dono de uma pequena ou média empresa, provavelmente já cometeu algum desses erros (ou vários deles):
1. Não tem processos para medir performance
Você não tem visibilidade de quais pessoas performam melhor e qual delas é o exemplo ideal para te guiar nas próximas contratações.
2. Não se atentar às skills comportamentais
Pessoas não saem da sua empresa porque não souberam fazer uma tarefa, mas porque não se comportaram de acordo com a cultura da cia. Não tem como fazer gestão de pessoas sem ajustar o comportamento delas.
3. Você foca em contratar os melhores e se esquece de treinar os de dentro
Desenvolver seu time é tão importante quanto recrutar novos. Afinal, eles já entregam valor e seus resultados podem ser constantemente impulsionados.
4. Você não tem paciência e não espera o tempo de maturação de cada pessoa
Quando você contrata alguém, a produtividade dela é zero, pois precisa se adaptar à nova realidade e cultura da empresa antes de aprender as tarefas. A cada mês, sua produtividade aumenta. E, se você interrompe esse processo para colocar alguém novo, você substitui quem está em crescente produtividade por alguém zero produtivo.
Gerir pessoas é tão importante quanto gerir as finanças da sua empresa. Estão diretamente interligados e são ambos cruciais para o negócio
Lembre-se: jamais contrate quem você não pode demitir.